PROCURE POR TAGS: 

maltese_sisters

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Lágrima Ácida 2

StartFragment

Olá pessoa!!! Hoje nosso tópico é mais uma vez sobre a tão famosa lágrima ácida.

Pelo que tenho visto nos grupos de malteses que participo, a maioria dos cãezinhos tiveram ou ainda tem o pelo do rostinho e patinhas com as famosas manchinhas marrons, o que deixa seus donos desesperados a procura de um remédio para deixar os pelos branquinhos.

Minhas maltesas nunca tiveram grandes manchinhas. Algumas tiveram uma manchinha bem clarinha perto dos olhos, no período de troca de dentes, que com o tempo sumiram.

Nossa "caçulinha" Lara, completará um ano esse mês e de repente, começou a ficar com o rostinho bem escuro. Claro que gostaria que ela ficasse com os pelos branquinhos, mas o que realmente me preocupava é se as manchinhas poderiam estar relacionadas com algum problema de saúde.

Levamos a Lara na veterinária e após a aplicação de um colírio ela verificou que o ducto lacrimal dela estava obstruído, fazendo que toda a lágrima transbordasse dos olhinhos e manchasse os pelos ao invés de escorrer pelo ducto e sair pelo narizinho. Ela receitou um remédio, para ajudar a desobstruir o canal e se não melhorasse, quando ela fosse passar pela cirurgia de castração e estivesse anestesiada, ela faria o procedimento de desobstrução.

Graças à Deus o remédio surtiu efeito e as manchinhas diminuíram bastante. O narizinho da Lara que geralmente era ressecado, passou a ser úmido como a maioria dos cães. Porém as manchinhas continuavam.

Em um dos grupos de malteses, uma criadora falava sobre esse problema e mostrava algumas possíveis causas. A partir daí comecei a observar a Lara e notei que mesmo tão novinha e tendo a alimentação exclusivamente a base de ração, ela já tinha placas de tártaro e um "bafinho". Novamente a levei na veterinária que receitou um antibiótico para tratar esse problema. As manchas reduziram muito, mas podem voltar se o acúmulo de tártaro começar a aumentar.

Sendo assim terei que ter cuidado redobrado com a higiene bucal dela, além da limpeza dos pelos ao redor dos olhos com um produto específico.

O que também me deixou bem chateada, foram alguns comentários desnecessários e até maldosos.

Muitas pessoas consideram seus cães como filhos. Como qualquer mãe, seu filho pode ser o mais feio, desengonçado, etc., que para ela, ele será o mais bonito e perfeito do universo.

Com ou sem manchinhas nós amamos demais nossa Lara e o mais importante sempre será a saúde dela.

Lambeijinhos e até o próximo post <3

EndFragment